MUSICOTERAPIA e MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Piano Clássico e Popular

Músicas, métodos e exercícios clássicos para melhorar o desenvolvimento técnico, são dois tipos de cursos ministrados na escola: arranjo popular e erudito.

O curso popular tem duração de 5 anos , onde o aluno será avaliado para receber o certificado.

O curso erudito tem duração de seis anos, onde há necessidade de disciplina e estudo

para atingir o nível técnico.

Violino método Shinchi Suzuki

Método desenvolvido por Shinchi Suzuki há mais de trinta anos, pois ele acreditava que todos são capazes de aprender o que quiser, respeitando seu tempo e suas dificuldades.

Desprezando assim a ideia que um determinado indivíduo não tem aptidão musical ou então que herdou essa habilidade.

O método Suzuki ensina as crianças a tocar instrumento antes de introduzir leitura de uma partitura musical.

Cursos de canto Lírico & Popular
Canto

Há dois cursos realizados na escola: lírico e popular.

Canto lírico: é ministrado por professores eruditos com vocalizes, relaxamento corporal, utilizando partituras de músicas consagradas do repertorio erudito.

Canto popular: também é ministrado aquecimento vocal e Relaxamento.

Nível 1 – as músicas são escolhidas pelo repertório de nossa cultura brasileira (MPB).

Nível 2 – Músicas internacionais

Musicalização infantil

As crianças começam a partir de 1 ano, com aulas lúdicas para que  desenvolva com naturalidade sua musicalidade e todo conteúdo de nossa linguagem musical (timbre, altura, duração e intensidade).

As aulas são em grupo para que as crianças se socializem no fazer musical.

São utilizados instrumentos de percussão e orff (metalofones, xilofones e sopraninos) para arranjos musicais, brincadeiras de roda, percussão corporal e diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e auditivo das nossas crianças.

Curso de Guitarra Metodo Berklee

Método Berklee do professor Nelson Farias utilizado para improvisação e Harmonia.

O Professor adapta o arranjo das músicas de acordo com o nível do aluno.

Neste curso utilizamos compositores brasileiros como: Edu Lobo, Vila Lobos, Hermeto Paschoal, Eguiberto Gismonti, Heraldo Dummont e Almir Stokler.

Não deixando de utilizar músicas de Retnuier, Jorge Benson e Alice Montgomeri.

O aluno também tem acesso a noção de pedeleiras e guitar – midi.

Curso de Violão Clássico

Atítilio Bernadini, Mario Rodrigues Arenas, Francisco Tarrega para aperfeiçoamento de leitura de partitura.

Esse curso é para alunos mais avançados e que tem por objetivo uma

orientação sobre o repertório nacional e internacional.

Musicoterapia

A música possui efeitos terapêuticos para o ser humano.

Nossos antepassados utilizavam a música para combater os efeitos de picadas de serpentes (Índia). Na Europa utilizavam a flauta doce para curar crises de dor ciática e doenças agudas neurológicas.

Encontramos infinitas citações em que a música parece ligada a sentimentos, emoções, pensamentos e esta cultura está mais enraizada do que imaginamos.

No Japão há o hábito milenar de pendurar nas portas e janelas instrumentos que produzem sons a passagem do vento.

A música propicia calma, paz, concentração, interiorização, convívio harmonioso, raciocínio, aumenta a percepção auditiva, melhora a interpretação do mundo ao nosso redor.

Esta terapia deve ser aproveitada para nossos alunos de inclusão!