top of page

5 Curiosidades sobre Instrumentos Musicais

1. Porque o corpo do violão tem o formato de número oito? O corpo da maioria dos violões tem um estreitamento que facilita que se coloque sobre o joelho ou as coxas. O tamanho e formato do corpo muda o som produzido pelo violão. A curva inferior acentua os sons graves e a curva superior acentua os sons agudos.

2. O que produz o som no Saxofone? A palheta é a responsável pela emissão do som pelo instrumento e, para fácil entendimento, está para o saxofone assim como a corda está para os instrumentos de corda. Ao soprarmos a boquilha, é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.

3. Porque as teclas dos pianos são pretas e brancas? Originalmente, as teclas pretas do piano eram feitas a partir do ébano, uma madeira escura e muito resistente e as brancas eram de marfim, retirado das garras de elefantes. Essa variação de cor foi feita para diferenciação dos sustenidos. Hoje, embora os pianos sejam feitos de materiais sintéticos, a aparência das matérias-primas originais foi mantida.

4. A madeira do corpo influencia no som da guitarra? Não só a escolha da madeira, mas também o seu corte são essenciais na construção de uma guitarra e exercem grande influência na sonoridade. Um material mais denso e mais pesado pode alterar a vibração da madeira e seu timbre, podendo modificar seu custo final.

5. O teclado digital pode tocar qualquer gênero musical? Uma das principais características dos teclados digitais é de conseguir repetir o som e as batidas de outros instrumentos, se adequando assim a qualquer gênero musical. Além disso, alguns teclados vêm com função estudo, sendo ideal para iniciantes no mundo da música.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
whatsapp-logo-1.png
bottom of page