top of page

Benefício da música: saiba como a música pode melhorar seu aprendizado

A música está presente em diversas situações em nossas vidas. É utilizada como entretenimento, distração e relaxamento, porém poucos se atentam a capacidade do som de despertar sentimentos e menos ainda são aqueles que conhecem os seus benefícios relacionados às funções cerebrais. A música é apontada por muitos pesquisadores como capaz de desenvolver a mente humana, promover equilíbrio, proporcionar bem-estar, facilitar a concentração e otimizar o raciocínio. Para estudantes, escutar música pode auxiliar no aprendizado, memorização dos conteúdos e favorecer o entendimento de estudos matemáticos, por exemplo. Confira outros benefícios da música para os estudantes:

Aumento da concentração É comum que algumas pessoas se concentrem com mais facilidade nos estudos quando estão escutando música. Este costume também é benéfico pois condiciona o indivíduo a prestar atenção no que está fazendo mesmo em situações em que há barulho no ambiente, como quando está rodeado por muitas pessoas. De acordo com pesquisas, o gênero musical perfeito para aumentar a concentração é a música clássica, visto que seu ritmo altera algumas atividades cerebrais, aumentando a neurotransmissão sináptica, ou seja, amplia a capacidade de aprendizagem e memória. Não gosta de música clássica? Procure outro ritmo que favoreça a sua concentração, porém evite colocar as suas canções favoritas, por mais que seja divertido, pode atrapalhar os seus estudos.

Criatividade Músicos, geralmente, são pessoas criativas e usam esta qualidade para a música, vida pessoal, no trabalho e porque não, na vida acadêmica? Pessoas criativas resolvem mais fácil seus problemas e têm facilidade para fazer redações, por exemplo

Experiências e autoconfiança Músicos passam por experiências que as outras pessoas nunca vivenciaram, como subir em um palco e apresentar o seu talento a grandes plateias. Além de ampliar a autoconfiança das pessoas, essas apresentações fazem com que ele consiga se expressar melhor e amplie sua capacidade mental. E na hora dos estudos, qualquer novo estímulo é válido.

Desenvolvimento cerebral Ouvir música durante os estudos potencializa o aprendizado, porém aqueles que tocam algum instrumento tem esses benefícios ampliados. De acordo com pesquisadores alemães, quem analisa tons musicais possui a área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não o fazem. Ainda na mesma pesquisa, foi divulgado que aqueles que estudam notas musicais e divisões rítmicas obtém notas maiores em matemática quando comparado a colegas que não tem nenhum contato musical.

Além de todos os benefícios da música para os estudos, tocar um instrumento musical é extremamente prazeroso. Que tal começar por um instrumento de origem clássica e unir o útil ao agradável? O órgão eletrônico é uma ótima opção para quem tem este desejo e a Jubi , oferece ótimos órgãos por um preço justo e com a facilidade de entrega em todo o país. Comece agora mesmo a praticar e alcance os melhores resultados nos estudos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
whatsapp-logo-1.png
bottom of page