17098290_10208039441415162_3597970495301

Luciana Massaro

Descendo de uma família de músicos tradicionais na cidade de Mogi das Cruzes e ensino os instrumentos como: teclado, piano, violão, canto e flauta-doce.Represento a terceira geração de músicos, onde minha avó, tia e mãe também se dedicaram a esta Arte.
    Iniciei minha incursão na música  e dança aos cinco anos de idade formei-me técnica de instrumentos musicais em 1987 no Conservatório Instituto Musical de Mogi das Cruzes,professora de Ballet clássico e jazz(1987), tenho o curso Técnico do Magistério(1998), sou Pedagoga(2003) pela Universidade Braz Cubas,Pós- Graduação em Docência do Ensino Superior(2006) em Carapicuíba,Psicopedagoga na Universidade Braz Cubas(2011),Arteterapeuta  com o curso de Pós-Graduação em Arte na Educação pelo Instituto Brasileiro IES(2014) Musicoterapeuta(2018)pela Universidade UNISANTANA.
   Fiz formação na área musical com vários autores renomados como:Enny Parejo,Berenice Almeida,Magda Pucci,Alberto T. Ikeda,Margareth Darezzo,Roberto Kolnick,Georgia Lengos,Teca Alencar e Fernando Sardo.
Trabalhei 2 anos no Coral Canarynhos do Itapety como professora  de coro e teoria musical.(2007)

PALESTRAS

Apresentei trabalhos como palestrante:

- 3º Encontro de Educadores da Rede Municipal em 2006,
- 5º encontro Nacional da CAEM(2010),

- Congresso da UNESP realizado em Águas de Lindóia(2010) com o tema formação continuada dos professores leigos na arte musical

- Congresso da ABEM(2012) com  o relato de experiência cujo o tema será” PROJETO TOCANDO E CANTANDO... FAZENDO MÚSICA  COM CRIANÇAS: PESQUISAS SONORAS E CRIAÇÃO MUSICAL  NA  FORMAÇÃO DE EDUCADORES .

Palestra Sindrome de Down e Autismo(21/10/2017) em Santos para estudantes de pedagogia com o tema:Bases Neuropsicológicas de percepção,atenção,memória,fala e pensamento,como formas eminente humanas de organização,processamento e desenvolvimento mental.Sintomas neurológicos e suas implicações na aprendizagem.

Palestra com o tema Intervenções práticas da Psicopedagogia na sala de aula também em Santos(março-2018) no hotel Mont Serrat.
Com o sucesso desta palestra,realizamos com o mesmo tema em Mogi das Cruzes(07/07/2018) para o publico de alunas do curso de pós-graduação em Educação Especial.

Já produzi reportagens para a Revista Educação da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes e participei na elaboração Cadernos Tocando e Cantando de 2007 e 2010.
Diversas vezes elaborei reportagens dentro do tema musical para os jornais de nossa região, divulgando os benefícios da música.
Em 2011 publiquei 3 artigos no Livro da UNESP: Livro:“Brincando e aprendendo - um novo olhar para o ensino da música”,ED.Unesp.
Em 2012 publiquei um artigo no Caderno de música vol III onde será distribuído para toda Rede de Mogi das Cruzes.

Já trabalhei como professora de música nas escolas particulares em Mogi das Cruzes:NEC,Colégio Raízes,Tomás de Aquino,Guarani , Joana D´Arc e Colégio Construtivo.

Trabalhei com  oficinas de formação instrumental como violão,teclado e flauta e já atuei nos colégios: Guarani , Joana D´Arc  e Colégio Construtivo.

Em 2011 fui convidada para ministrar formação musical para os professores da Rede Municipal de Bertioga.

Trabalhei como pesquisadora  da Arte musical nas escolas da Rede Municipal de Mogi das Cruzes pela FUNDUNESP(2003 até 2012)  com formação em serviço dos professores que desconhecem essa arte para trabalhar com crianças.

Formações

Em 2012 ministrei formações no Bloco didático do CEMFORPE  de Mogi das Cruzes com cursos voltados para Arte Musical.
Fiz formação com o foco  musical para os professores do  Projeto Jhones
(17,18 e 19 de janeiro), ( 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2013)   e outubro deste ano 2013 fiz formação na sede do projeto Jhones para os pedagogos que atuam nas escolas de tempo integral da Rede de Mogi das Cruzes.
Em 2017 ministrei uma formação para o Instituto Sementinha(Mogi das Cruzes)sobre iniciação à musicalização.
-Elaboro cursos de  Formações para Pedagogos que desconhecem o trabalho com musicalização nas salas de aula.

Universidades:

- Atuei  como professora do curso de pós graduação em  Música e do curso de Psicopedagogia na Universidade Braz Cubas(2012-2015) .
Leciono no  curso  de pós graduação  do Instituto de Ensino Superior Brasileiro onde ministro aulas no curso do Ludopsicopedagogia,TEA,Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento.

Atualmente:

-Ministro aulas de piano,teclado,violão,canto e flauta-doce na minha escola de música desde 1990.
-Leciono no polo da Unisantana(Mogi das Cruzes) para alunos da Psicopedagogia,TEA e Musicoterapia.